Seu browser não tem suporte a JavaScript.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Brasil.gov.br - Brasil, um país de todos

Ministério do Desenvolvimento Agrário

    Página Inicial > Notícias > Todas as Notícias > Mutirões emitem 3,8 mil documentos no Acre

    Mutirões emitem 3,8 mil documentos no Acre

    05/09/2008

    Após 18 dias na estrada, a equipe formada por servidores da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Acre (MDA/AC), da Superintendência Regional do Incra, do governo estadual e do Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão, concluiu mais uma rodada de mutirões de documentos.

    No período de 14 de agosto a 1º de setembro, a população de Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul pôde retirar gratuitamente documentos civis e trabalhistas. O saldo da atividade foi a emissão de 3.843 documentos. O município com maior participação foi Cruzeiro do Sul, local onde foram emitidas 638 carteiras de identidade, 491 carteiras de trabalho e 506 cadastros de pessoa física (CPF). Em segundo lugar está Sena Madureira, cujo balanço registrou a emissão de 78 registros de nascimento, 534 carteiras de identidade, 472 cadastros de pessoa física e 407 carteiras de trabalho.

    Nos municípios de Tarauacá e Feijó, o atendimento foi realizado diretamente em comunidades rurais, extrativistas e assentamentos da reforma agrária. A delegada substituta do MDA/AC, Fátima Duck, explica que, por ter um público específico como alvo da ação, o número de documentos emitidos foi menor do que em Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Para este semestre, ela informa que já estão programados mutirões em Xapuri (comunidade de São João do Guanari), Mâncio Lima (comunidade do Rio Azul) e Feijó (comunidade do Rio Envira).

    Dificuldade de acesso

    Para chegar aos locais dos mutirões, as equipes percorreram a BR-364, que faz a ligação do estado por meio dos vales dos rios Caeté/Purus, Envira, Tarauacá/Gregório e Juruá. A rodovia é apenas parcialmente asfaltada. O assistente técnico da Delegacia do MDA/AC, Sandino Mendes, conta que foi necessário vencer muitos obstáculos para realizar os atendimentos. A poeira intensa, o calor, o risco de ataques de mosquitos causadores da malária e, em algumas situações, a iminência de atolamento do veículo são alguns dos exemplos dos desafios enfrentados.

    A falta de estrutura para hospedagem foi outra dificuldade da equipe. Mendes lembra que, em várias situações, a saída encontrada foi pernoitar em colchonetes e redes armadas nas comunidades rurais e aldeias indígenas. “Mesmo assim, todos nós trabalhamos com alegria e é grande a concorrência para ser escalado para os mutirões aqui no Acre”, diz.

    Balanço das Atividades

    Município

    Registro de Nascimento

    Carteira de Identidade

    CPF

    Carteira de Trabalho

    Total

    Sena Madureira

    78

    534

    472

    407

    1.491

    Feijó

    33

    126

    79

    92

    330

    Tarauacá

    32

    118

    127

    110

    387

    Cruzeiro do Sul

    ___

    638

    506

    491

    1.635

     

     

     

     

     

    3.843


    Últimas Notícias
    Enviar por e-mail Envie por e-mail
    Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
    Esplanada dos Ministérios, Bloco A / Ala Norte - CEP 70054-900 - Brasília - DF