Página Inicial > Notícias > Todas as Notícias > Agricultura familiar vive momento histórico
O governador Roberto Requião (E) e o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Peraci (D), participaram da abertura do 2º Unicafes, em Curitiba (PR)
Autor: Rodrigo Asturian
19/06/2008
“A agricultura familiar vive um momento histórico”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (19) pelo secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adoniram Peraci, que representou o ministro Guilherme Cassel na abertura do 2º Congresso da União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que está sendo realizado em Curitiba.
Peraci afirmou que a agricultura familiar terá importância estratégica para diminuir a pressão inflacionária sobre os preços dos alimentos. E lembrou que, em julho, o Governo Federal vai lançar o Mais Alimentos, um programa para equipar e fortalecer a agricultura familiar brasileira. Peraci destacou que como um dos principais pontos do programa elaborado pelo MDA a linha de crédito de até R$ 100 mil, com taxa de juros de 2% ao ano e prazo de pagamento de dez anos. A meta é beneficiar 1 milhão de agricultores familiares até 2010.
“Há o reconhecimento do Banco Mundial de que os países que não estimularam a agricultura familiar são mais suscetíveis à crise agrícola que vem de fora (do Brasil)”, lembrou o secretário. Peraci afirmou que a “blindagem” do País para enfrentar os problemas de segurança alimentar está justamente nos incentivos governamentais por meio de linhas de crédito e de assistência técnica e a capacidade criativa dos pequenos produtores rurais. “Essa é uma oportunidade única para a formação de um novo cooperativismo baseado na produção familiar agrícola”.
A agricultura familiar é responsável por dois terços da produção dos 150 produtos medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e responde por 56% do leite, 67% do feijão, 89% da mandioca, 70% de carne de frango, 49% do milho e 75% da cebola produzidos no País – seja para o mercado interno, seja para exportação.
Diversificação da produção
O governador do Paraná, Roberto Requião, que esteve presente no evento, destacou a importância da agricultura familiar para a economia do estado. “A comida que alimenta os brasileiros sai da produção da agricultura familiar. A diversificação da produção é a solução para os problemas de segurança alimentar, enquanto o modelo monocultor é uma estupidez”, disse o governador.
Requião apresentou aos técnicos das cooperativas presentes ao evento uma variedade de semente de feijão, criada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que eleva a produtividade de 800 para até 4.100 quilos por hectare.
Mais alimentos
Para o secretário em exercício da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Erlon Almeida, a agricultura familiar alcança um espaço cada vez maior na economia paranaense. “As políticas públicas devem ter como objetivo a ampliação da produção de alimentos”, disse Almeida, que lembrou que governos federal e estadual trabalham em sintonia.
A mesma opinião teve a deputada estadual Luciana Rafagnin, que representa o segmento da agricultura familiar do estado na Assembléia Legislativa. “Um bom exemplo é o convênio assinado recentemente entre o Incra e a Emater para prestação de assistência técnica para 16,6 mil famílias assentadas no estado”.
O 2º Unicafes, que será realizado até esta sexta-feira (20), reúne técnicos e dirigentes de cooperativas da agricultura familiar para a discussão de políticas públicas, parcerias e estratégias para o cooperativismo na agricultura familiar. A Unicafes/PR possui 133 cooperativas filiadas no Paraná. Elas atuam em áreas como crédito, produção, comercialização, assistência técnica e serviços.
“As cooperativas são instrumentos para o desenvolvimento e movimentam as economias dos municípios. Esse encontro servirá para orientar as ações da Unicafes/PR para os próximos três anos”, disse o presidente da entidade no estado, Ademir Dallazen.