
A estrutura especial, com piso coberto com folhas, conta com sons, imagens e vegetação típicos da Amazônia. A visita também contempla uma viagem aos sabores da Amazônia. No espaço, 14 expositores do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso vão expor e comercializar produtos que caracterizam a exploração sustentável da sociobiodiversidade da região: jambu, tucupi, geleia de cupuaçu, óleo de copaíba, essência de jatobá, cacaurai (uma bebida feita de cacau).
Produtores da Amazônia
Para estarem na feira, todos estes produtos – e os seus produtores – tiveram que vencer imensos obstáculos. Caso da Associação dos Produtores Rurais da Vila Maú (Aprovim), do município de Marapanim, no norte do Pará.
Era julho de 2006 quando um grupo de 18 agricultores resolveu se organizar em cooperativa. Vizinhos, eles se encontravam duas vezes por semana, nas viagens de pau-de-arara até Belém - distante 120 quilômetros - onde comercializavam a produção. “A viagem demorava quatro horas para ir e quatro para voltar. A gente ia debaixo de sol e de chuva. Quando passava pela polícia, tinha que se cobrir com uma lona”, conta Sílvio Roberto Silva Chagas. Tudo isso para ficar com menos da metade do que era vendido. “A gente ficava com 40% de tudo que apurava. O resto ia para o frete e o atravessador”.
Em três anos, a vida dos agricultores e de outras 100 famílias que se juntaram a eles, mudou muito. O pau-de-arara foi substituído por um ônibus da cooperativa. O atravessador saiu de cena – os agricultores conseguiram um espaço próprio na Ceasa e comercializam diretamente com o consumidor. Agora, em lugar de ficar com apenas 40% do total, os agricultores levam para casa 75% do bruto.
“Quem tinha bicicleta comprou moto. Quem morava em casa de taipa hoje tem uma de alvenaria”. E tudo isso os associados da Aprovim conquistaram de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente. Toda a produção é orgânica e eles trabalham com produtos típicos da floresta, como biscoito de castanha do Brasil, geleia de açaí e doce de cupuaçu.
Os extrativistas do Acre
A Cooperacre também estará no Espaço Amazônia. A cooperativa reúne mais de 1.500 extrativistas que comercializam castanha do Brasil, óleo de copaíba, borracha, polpa de frutas e outros produtos da floresta. O óleo de copaíba é um poderoso antibiótico e antiinflamatório natural. Pode ser usado também para normalizar as funções intestinais. “O óleo é bom até para gripe”, conta Francinadia de Lucena, da Cooperacre.
• Conheça os espaços Brasil Rural Contemporâneo!